Tempo de leitura: 1 minuto
Por Giorgio Xenofonte,
Bitcoin Brasil, 07/03/2018
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende começar a usar uma moeda digital própria em suas operações. A divisa que ainda não tem nome, será restrita ao pagamento de fornecedores nos projetos apoiados pelo banco e permitirá que os valores sejam rastreados por meio de um sistema de pagamento eletrônico. As informações foram divulgadas pela revista Época Negócios.
A ideia tem como objetivo dar mais transparência às operações, segundo a instituição. A nova moeda deve ser utilizada pela primeira vez em maio em pró de projetos do Fundo Amazônia.
A novidade será baseada na tecnologia blockchain e foi desenvolvida em parceira com o banco de desenvolvimento alemão KfW. Ela funcionará com uma carteira de pagamentos eletrônica e a cada vez que um financiamento for aprovado, a instituição repassará determinada quantia de moeda digital para a organização que solicitou os recursos.
“Uma de nossas maiores dificuldades é justamente verificar onde o dinheiro repassado a estados e municípios é aplicado. Esse novo sistema do BNDES nos ajudará a fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, mas não blinda o banco politicamente”, afirmou o secretário geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco em entrevista à revista Época Negócios.
Fonte: Jornal GGN
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.