Tempo de leitura: 2 minutos
A utilização da tecnologia para aprimorar serviços e processos públicos, tornando-os mais eficientes, está transformando a relação entre governos e cidadãos. A modernização e democratização do acesso aos serviços públicos, desenvolvida especialmente pelas GovTechs, além do acesso a ferramentas como softwares acessíveis para empresas que ainda não começaram sua jornada de transformação digital, são importantes para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.
Não é por acaso que a capital catarinense é escolhida por grandes empresas multinacionais para estabelecer escritórios no Brasil. Florianópolis se destaca como um hub de tecnologia e qualidade de vida, sendo o ambiente ideal para o crescimento de empresas de todos os tamanhos e setores.
Santa Catarina é reconhecida nacionalmente pelo potencial de impulsionar negócios disruptivos, é responsável por mais de 7% do faturamento total do setor de tecnologia nacional, apresentando um faturamento de R$ 17,7 bilhões, de acordo com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).
O que são as GovTechs
As empresas especializadas na transformação digital dos governos, conhecidas como GovTechs, colocam o Brasil como um dos principais nomes no cenário da inovação tecnológica internacional.
Líder na América Latina em número de startups negociando com o poder público, segundo um levantamento realizado pelo BrazilLab em parceria com o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), o número de empresas que atuam nesse segmento está crescendo. Se em 2019 era possível identificar cerca de 80 GovTechs brasileiras em atuação, esse número saltou para mais de 300 nos últimos anos.
Classificado pelo Banco Mundial como o segundo país com a maior maturidade em governo digital, segundo o “GovTech Maturity Index 2022”, o Brasil se destacou entre as 198 economias globais avaliadas e conquistou a liderança entre governos do Ocidente.
O feito da vice-liderança no ranking foi acompanhado de superação, com avanço em cinco posições em relação ao levantamento anterior, revelando os resultados de investimentos realizados para fomentar soluções tecnológicas que melhorem a relação com os serviços públicos do país.
A transformação digital das cidades
Focadas em solucionar problemas que travam a modernização e eficácia dos governos, as GovTechs estão se tornando essenciais na construção de cidades, estados e países melhores. Mas a transformação digital das cidades está além dos serviços públicos e iniciativas governamentais.
As pequenas e médias empresas movimentam a economia e o desenvolvimento das cidades, impactando diretamente no cotidiano dos cidadãos, empreendedores ou consumidores. Para esses negócios, o acesso facilitado à tecnologia, por estarem em um ambiente que fomenta a inovação, contribui para a profissionalização da gestão, produtividade, segurança de dados de clientes e parceiros, economia de recursos financeiros, entre outros indicadores importantes.
Fonte: NSC Total | Foto: Pixabay
Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.